Arquitetura esférica dos módulos baseada no olho de uma mosca vai aumentar o campo de incidência do sol, recolhendo mais irradiação proveniente de várias direções.

Pesquisadores da Universidade Rey Abdullah da Ciência e Tecnologia (KAUST) desenvolveram painéis solares esféricos de silício 100% mais eficientes em relação aos tradicionais. Esses painéis são baseados no olho de uma mosca em que o posicionamento e forma dos olhos permitem ver em 270 graus. Assim, a arquitetura esférica destes painéis solares também vai aumentar o campo de incidência do sol, recolhendo mais luz solar proveniente de várias direções.

Testes realizados até ao momento com uma lâmpada a simular a luz solar dentro de um ambiente demonstraram um aumento de potência entre 15% a 100%, quando comparado com a potência do painel solar tradicional com a mesma área de superfície. Os cientistas sauditas acreditam que este novo design também funcione bem em testes no terreno, em diferentes locais do mundo.

O novo design de painéis solares esféricos comprova o aumento potencial de captação de energia solar a partir de todos os ângulos sem ser necessário as dispendiosas peças mecanizadas para seguir o movimento do sol ao longo do dia, como os painéis convencionais.

Via Bene Energy | Energia solar de verdade

texto por: portal solar

Leave a Reply

Fale no WhatsApp ao vivo
Enviar mensagem