Holandês Boyan Slat desenvolveu uma embarcação que consegue coletar 110 toneladas de lixo por dia para serem reciclados.

O jovem holandês Boyan Slat desenvolveu uma embarcação para limpar rios movida a energia solar, que consegue coletar 110 toneladas de lixo por dia, trazendo todos os resíduos para a terra firme, onde poderão ser reciclados. Segundo o próprio criador, o trabalho iniciará no rio Kelang, na Malásia, e nos esgotos de Cengkareng, em Jakarta, na Indonésia.

Para Slat, o ideal seria que a barca fosse replicada em larga escala, estando ativa em todos os rios mais poluídos do planeta até 2025. “Embora ainda tenhamos muito mais trabalho a fazer, sou eternamente grato pelo comprometimento e dedicação da equipe à missão e espero continuar com a próxima fase de desenvolvimento”, disse.

Cinco anos antes ele já havia criado um dispositivo de limpeza capaz de remover 80 mil toneladas de plástico do Oceano Pacífico por ano. Batizada de Ocean Cleanup (“Limpeza Oceânica”, em tradução livre), a embarcação opera como uma barreira, aproveitando as correntes oceânicas para bloquear os resíduos encontrados no mar.

Via Bene Energy | Energia solar de verdade.

texto por: portal solar

Leave a Reply

Fale no WhatsApp ao vivo
Enviar mensagem