Estado mantém dois projetos pilotos instalados nos munícipios de São Vicente e Guaíra.

O Governo de São Paulo estuda a implementação de sistemas fotovoltaicos de geração de energia em oito mil edifícios no estado. Atualmente, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) monitora o andamento de dois projetos pilotos instalados nos munícipios de São Vicente e Guaíra. “Estamos acompanhando a economia, eficiência energética e o tempo de payback nas duas cidades. Os resultados até aqui têm sido positivos”, afirma o subsecretário de Infraestrutura da SIMA, Glaucio Attorre. Ele explica que o projeto está sendo desenvolvido em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Attorre assinala que ambas as regiões têm perfis bastante adequados para gerar energia por meio de placas fotovoltaicas. “De modo geral, todo o estado tem boas condições para isso. Estamos estudando e trabalhando na modelagem da instalação desses sistemas em oito mil edifícios e, em breve, iremos divulgar mais detalhes.”

De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), São Paulo está na terceira colocação no ranking estadual de geração distribuída, com um total de 268 MW de potência instalada. “Gostaríamos de subir no ranking, mas acredito que ainda temos que caminhar e adquirir mais conhecimento. A ideia desses projetos é servir de exemplo”, afirma o subsecretário.

Via Bene Energy | Energia solar de verdade.

texto por: portal solar

Leave a Reply

Fale no WhatsApp ao vivo
Enviar mensagem