A busca por opções renováveis e sustentáveis na geração de energia elétrica é um assunto antigo e de conhecimento de todos. Dentre as opções, uma das que tem maior destaque é a produção de energia fotovoltaica. É considerada a terceira fonte mais importante de todo mundo, antecedida apenas pela hidráulica e a eólica.

No início de 2018 o Brasil ultrapassou a marca de 1 GW de projetos de energia fotovoltaica conectados na matriz elétrica, o que rendeu ao país o marco de estar entre os 30 maiores produtores desta fonte no mundo, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

Para este ano, a previsão de crescimento na produção de energia fotovoltaica é de 44% como aponta o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Absolar, Rodrigo Sauaia em entrevista à Época.

Produção

Toda a energia fotovoltaica é produzida a partir da luz solar. Independente se esteja um dia ensolarado ou não, é possível captar radiação solar para a geração de energia.

De modo geral, o processo de conversão da energia solar para elétrica utiliza como suporte células fotovoltaicas (que podem ser encontradas, por exemplo, em placas de captação da Via Bene Energy). No momento que que a luz solar incide sobre a célula fotovoltaica, os elétrons dos materiais movimentam-se e gera a conhecida eletricidade, que deve ser direcionada para o uso comum.

Potencial

O clima tropical do Brasil não esconde o potencial para geração de energia solar. O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) publicou que o território brasileiro recebe mais de 2.200 horas anuais de insolação, equivalente a 15 trilhões de megawatts, como apresentado na reportagem do Terra.

Até 2030 estima-se que seja investido o equivalente a 100 bilhões de reais em energia solar, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, representando 25% das matrizes de energia de todo o território nacional.

Investimentos em tecnologias para a captação da radiação solar para transformação de energia são apostas promissoras para este e o próximo ano. Painéis de células fotovoltaicas podem ser usados em todos os tipos de ambientes, como residenciais, comerciais, industriais e até mesmo rurais, proporcionando economia em todos os âmbitos.

Última Chance

Atualmente, optar pela geração de energia fotovoltaica, ou energia solar, é uma das escolhas certeiras para quem busca uma economia de até 95% na conta de luz e ainda deseja lucrar com a energia extra gerada em sua casa, empresa ou no campo.

Por ser uma fonte de energia renovável tão aceita em todo o mundo, é possível encontrar empresas de qualidade para que o serviço seja implementado e os resultados desejados sejam obtidos.

No Brasil, uma das líderes de mercado é a Via Bene Energy. Não perca a chance de gerar economia e consumir uma energia de qualidade. Entre em contato para solicitar um orçamento e usufruir de todos os benefícios da energia solar fotovoltaica.

Fale conosco pelo whats app clicando aqui ou para o atendimento 24 horas pelo telefone 0800 326 0805. Há uma equipe especializada pronta para atendê-los.

Leave a Reply

Fale no WhatsApp ao vivo
Enviar mensagem