A energia solar é uma realidade em muitos países do mundo e segundo o mais recente estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (International Renewable Energy Agency – IRENA, em inglês) a potência mundial, apenas com a tecnologia fotovoltaica, alcançou a marca de 480,3 gigawatts no final de 2018. Em busca da descarbonização do planeta as principais nações têm investido pesadamente na energia solar e o ranking com os cinco principais países é composto por: China (com 175 gigawatts), Japão (com 55,5 gigawatts), Estados Unidos (com 49,6 gigawatts), Alemanha (com 45,9 gigawatts) e Índia (com 26,8 gigawatts).

No Brasil, a energia solar tem crescido rapidamente e estima-se que atualmente possui potência operacional total de 5.114,3 megawatts conforme levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. A associação também afirma que entre 2012 e 2019 o setor criou mais de 130 mil empregos. Mas, quais as vantagens da energia solar? São muitas, como por exemplo: é totalmente renovável, é infinita, não emite gases poluentes, tem baixo custo de manutenção, ocupa pouco espaço e permite a instalação em diversos lugares, mesmo os mais remotos.

Além de contribuir para uma maior economia na energia que chega em nossas casas, a fonte solar não emite poluentes e por isso favorece a descarbonização, melhorando o ar que todos respiramos.

Via Bene Energy | Energia solar de verdade

texto por: Agência O Globo

Leave a Reply

Fale no WhatsApp ao vivo
Enviar mensagem