O sistema de energia solar está sendo bastante instalado em empresas devido às vantagens que ele possui. Entretanto, ele não é benéfico somente para instituições comerciais, mas também para casas.

Por isso, muitos brasileiros já estão colocando esse sistema em suas residências. Caso você ainda não tenha um em sua casa, leia o nosso post. A seguir, vamos explicar como funciona um sistema de energia solar residencial e quais são os benefícios para o dono da propriedade. Confira!

Como funciona o sistema de energia solar?

Existe mais de um tipo de sistema de energia solar fotovoltaica, sendo que os mais comuns são o OnGrid e OffGrid. O primeiro é conectado à rede de energia e a produção excedente, ou seja, que não foi consumida na propriedade, é enviada para essa rede.

Já o segundo modelo armazena em baterias a energia produzida para que ela seja consumida durante a noite. O sistema OffGrid é mais indicado para locais remotos, em que não há rede elétrica.

Por isso, o OnGrid costuma ser o mais instalado em residências. Esse sistema é formado por painéis solares, um inversor, cabos de sustentação, conectores e uma estrutura de fixação.

Depois de instalado, o sistema de energia solar fotovoltaica trabalha com a radiação solar. Ou seja, quando o painel solar capta essa radiação ele a transforma em energia elétrica. Vale lembrar que o que é convertido em energia é a radiação solar e não exatamente a luz do sol.

Sendo assim, o sistema funciona normalmente em dias nublados ou chuvosos, porque a radiação solar continua existindo. O que acontece é que a produção de energia é menor. Ele só não funciona durante a noite, porque nesse momento, não há radiação solar. Entretanto, isso não significa que nesse período você não terá energia elétrica. O excedente que é produzido durante o dia é usado justamente à noite.

Recomenda-se que os painéis solares sejam instalados na parte do telhado que mais bate sol para que eles produzam bastante energia. Contudo, o Brasil é um país que recebe muita radiação do sol, então mesmo em cidades ou locais que não recebam a radiação o dia todo, o sistema também será capaz de produzir energia.

Vantagens do sistema de energia solar residencial

A principal vantagem do sistema de energia solar é a economia que ele traz para as contas de energia elétrica. Como foi dito, o sistema OnGrid é conectado à rede de energia e a produção excedente é enviada para essa rede. Essa energia extra que não é consumida pode ser abatida de sua fatura em até 60 meses e ela consegue diminuir bastante o valor da conta.

A energia solar ainda é sustentável, isto é, a produção dela não polui e não prejudica o meio ambiente. Isso é vantajoso tanto para você quanto para as demais pessoas que estão a sua volta.

Além disso, o sistema valoriza o seu imóvel. Os jovens se preocupam cada vez mais com o meio ambiente e procuram fazer negócios que não agridam a natureza. Como a energia solar é sustentável, ela parece bem mais vantajosa para os novos compradores que a elétrica, que polui o meio ambiente. Sendo assim, a sua residência passa a valer mais que as outras que não possuem esse sistema.

Agora que aprendeu como o sistema de energia solar residencial funciona e quais são as vantagens dele, você está pensando em colocar um em sua casa? Caso queira saber mais sobre o assunto antes de tomar sua decisão, entre em contato conosco!

Leave a Reply

Fale no WhatsApp ao vivo
Enviar mensagem