Descubra quais são os benefícios da energia solar em postos de combustíveis e o porquê você deveria começar a utilizá-la em seu posto!

Não é nenhuma novidade para os donos de postos de combustíveis que a conta de energia é um dos maiores gastos desse negócio. Além do custo financeiro, há também a desvantagem de se produzir em grande quantidade a energia elétrica, ou seja, uma energia suja que gera poluentes para o meio ambiente.

Para modificar esse cenário, muitos empresários estão começando a utilizar a energia solar em seus postos. Se você ainda não sabe como ela funciona nesse ambiente  e quais são as vantagens de usá-la, continue lendo o nosso post.

A seguir, explicaremos tudo isso e você vai entender o porquê ela está cada vez mais presente nos postos de combustíveis. Vamos lá?

Como funciona energia solar em postos de combustíveis?

Existe mais de um tipo de sistema de energia solar fotovoltaico, sendo que o mais indicado para postos de combustíveis é o OnGrid. Assim como nos outros modelos de sistema, os painéis solares devem ser instalados no telhado do posto, de preferência no local em que há maior incidência do sol.  

A diferença do OnGrid é que o sistema é ligado à rede de energia. Sendo assim, os painéis vão produzir energia para ser consumida na hora e, dependendo da quantidade de sol que incide sobre o posto, eles podem produzir além do que é gasto. Esse excedente vai para a rede e você consegue abatê-lo em suas futuras contas de energia.

Uma preocupação comum das pessoas é se o sistema de energia continua funcionando normalmente em dias nublados e chuvosos. A resposta é: sim. Isso acontece porque os painéis produzem energia a partir da irradiação solar, que existe mesmo nesses momentos. A produção pode ser um pouco menor nesses dias, mas ela não para.

Para incentivar a utilização de energia renovável no Brasil, o governo oferece financiamentos para as empresas que desejam usar energia solar em seus negócios. Então, você não precisa arcar com os custos de uma vez. Você pode pagá-los em pequenas parcelas e aos poucos.

Quais são os benefícios da energia solar para os postos?

Um posto gasta muita energia elétrica com as bombas de combustíveis, iluminação e os acessórios da loja de conveniência, como freezers, geladeiras e TV. Com o sistema de energia OnGrid e o abatimento de consumo, sua conta de energia pode ficar até 95% mais barata.

Além disso, diferentemente da energia elétrica, a solar é sustentável e não prejudica o meio ambiente. Outra vantagem é que o retorno sobre investimento (ROI) é elevado, já que a vida útil do sistema fotovoltaico é bem alta. Ele costuma durar, pelo menos, 25 anos e a manutenção é simples.

Para que ele continue funcionando bem, basta limpá-lo com um pano úmido de tempos em tempos (principalmente nas épocas de estiagem) para que a sujeira não fique acumulada nos painéis. Ademais do ROI ser elevado, ele tem um bom prazo. Calcula-se que o empresário tenha o dinheiro de volta em 4 ou 5 anos.

O funcionamento da energia solar em postos de combustíveis é simples e traz diversas vantagens para o dono do negócio. Depois de ver esses benefícios, você ficou interessado em instalar um sistema em seu posto? Entre em contato conosco para que façamos esse trabalho para você!

Via Bene Energy | Energia solar de verdade

Leave a Reply

Fale no WhatsApp ao vivo
Enviar mensagem