A Via Bene Energy se preocupa com todos os detalhes para o melhor desempenho da sua usina solar fotovoltaica, por isso trabalhamos com produtos de qualidade de ponta a ponta, garantindo uma vida útil muito maior.

“Os cabos elétricos utilizados em instalações fotovoltaicas devem atender as especificações da Norma ABNT NBR 16612 publicada em 2017”, revela o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que é também consultor técnico da IFC COBRECOM.

Moreno também reforça que entre os principais requisitos exigidos pela NBR 16612 estão: cabos para uso fotovoltaico adequados para operar em temperatura ambiente de – 15 ºC até 90 ºC com a máxima temperatura de operação para 120º C por 20.000 h, condutor de cobre estanhado, classe 5 de encordoamento, isolação e a cobertura constituídas por uma ou mais camadas extrudadas de composto não halogenado termofixo.

Outro detalhe importante, é que os cabos para instalações fotovoltaicas devem ter cobertura nas cores preta (negativo) ou vermelha (positivo) e verde ou verde/amarela (condutor de proteção), além de marcação a cada 50 cm escrito “uso em sistema fotovoltaico”, e serem resistentes água e à radiação UV.

Via Bene Energy | Energia solar de verdade

texto por: portal solar

Leave a Reply

Fale no WhatsApp ao vivo
Enviar mensagem