Instalação dos painéis solares na grande altitude permite captar energia mesmo em climas frios e nublados.

A Suíça terá uma usina de energia solar com uma capacidade instalada de 2 MW e produção anual de eletricidade de 2,7 GWh a partir de 2021. Esta é a previsão da Axpo, empresa responsável pelo projeto de instalação do empreendimento na barragem de Muttsee, a mais alta da Europa, situada a 2.500 metros acima do nível do mar.

A central solar projetada pela Axpo representa uma importante contribuição para aumentar a oferta de energia limpa nos meses frios. Um dos grandes problemas que as centrais solares suíças enfrentam durante o inverno é o fato de estarem constantemente fechadas por uma camada de nevoeiro.

A instalação dos painéis solares na grande altitude permite evitar esta situação e captar mais radiação solar, pois a eficiência dos sistemas fotovoltaicos e os módulos solares é maior a baixas temperaturas. Além disso, as camadas de neve refletem a luz do sol, o que se traduz num maior rendimento da energia solar.

Outra vantagem que viabiliza o projeto é o fato de já existir a infraestrutura necessária, ou seja, a ligação à rede de 16 kW, e a estrutura atual da barragem servir, tal como está, para a instalação da central solar, não sendo necessário ocupar mais espaço.

Via Bene Energy | Energia solar de verdade

texto por: portal solar

Leave a Reply

Fale no WhatsApp ao vivo
Enviar mensagem