A energia solar vem sendo instalada em várias residências brasileiras, postos de gasolinas e demais negócios urbanos. Apesar de ser mais popular na cidade, ela também é bastante benéfica para áreas rurais e para o agronegócio, um dos setores mais importantes do Brasil.

Como muitos empresários e produtores ainda não sabem como a energia solar pode auxiliar no agronegócio, vamos mostrar 4 motivos para investir nesse modelo de energia em áreas rurais. Confira!

1. Auxilia no bombeamento de água

No campo é comum ter bombas que são responsáveis pela captação de água que é usada na irrigação das plantações, alimentação dos animais e até para consumo próprio. Como em alguns locais é difícil ter acesso à energia elétrica, geralmente o bombeamento é feito a diesel.

Entretanto, essa opção não é sustentável e é cara, já que é necessário fazer manutenções regulares no produto e comprar o combustível. Por isso, as bombas movidas à energia solar são uma ótima alternativa para o bombeamento de água. Elas são mais acessíveis a longo prazo e não poluem o ambiente.

2. Diminui o custo com energia elétrica

Em alguns setores do agronegócio gasta-se bastante com energia elétrica. Na avicultura, por exemplo, esse é um dos maiores custos dos produtores rurais. Sendo assim, é importante encontrar alternativas que diminuam esse custo e viabilizem a utilização dos recursos em outros departamentos.

Um sistema de energia solar fotovoltaico é capaz de reduzir muito a conta de energia elétrica. Em alguns casos, a economia na fatura pode chegar até a 95%. Ou seja, é uma grande vantagem para o produtor.

3. Acaba com a falta de energia na produção leiteira

As quedas de energia elétrica prejudicam e muito a produção leiteira. Quando há falta de energia, as ordenhadeiras param de funcionar e isso pode causar sérios problemas, como mastite nas vacas.

Além disso, os tanques de resfriamento de leite também param de trabalhar e lotes inteiros da bebida podem ser desperdiçados. Com um sistema de energia solar com bateria, não há a chance de isso acontecer, porque a bateria garante que o sistema funcione sempre.

Sendo assim, não há perda de produção e ela pode, inclusive, aumentar já que a energia funciona sem interrupções.

4. Possibilita a colocação de cerca elétrica

Muitos produtores rurais desejam colocar uma cerca elétrica em suas propriedades para garantir a segurança tanto do gado quanto das pessoas que vivem ali. No entanto, nem sempre é possível fazer a instalação, porque os locais são distantes das fontes de energia elétrica.

Por isso, novamente a energia solar é uma ótima opção. Como o consumo de energia é baixo em uma cerca, poucos módulos fotovoltaicos já fazem bem o trabalho de fornecer energia para ela e de manter a segurança na propriedade.

Esses são alguns dos motivos para investir em energia solar no agronegócio, mas ainda existem outros. O sistema desse modelo de energia, por exemplo, tem vida útil longa e é sustentável, o que pode melhorar a imagem dos setores do agronegócio entre os consumidores.

Se você quiser saber mais sobre os benefícios de um sistema de energia solar, entre em contato conosco!

Leave a Reply

Fale no WhatsApp ao vivo
Enviar mensagem