Se você ainda não utiliza a energia solar em sua residência, talvez você esteja deixando uma grande oportunidade passar.

A energia solar já faz parte de várias residências e prédios comerciais do Brasil. Mesmo assim, muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre esse modo de geração de energia e se ele realmente é mais vantajoso que os modelos tradicionais.

Para acabar com as incertezas sobre quais são os benefícios desse tipo de produção de energia, vamos mostrar 5 motivos para você investir em energia solar na sua residência. Continue lendo o nosso post e confira!

1. Reduz o valor da conta de energia

Esse é, com certeza, um dos motivos que mais encanta os consumidores de energia. Com um sistema de energia solar fotovoltaico, a sua conta de energia pode ficar até 95% mais barata.

Isso acontece porque, geralmente, o sistema é ligado a uma rede elétrica e se a sua residência gerar mais energia do que consumir, o excedente é enviado para a rede de distribuição de energia e você ganha um crédito que pode ser abatido de sua conta em até 60 meses.

2. É sustentável e renovável

Além de reduzir o valor de sua fatura, a energia solar é sustentável e renovável. Como ela é obtida a partir da luz do sol, essa energia não se esgota, não produz poluentes e, por isso, não prejudica o meio ambiente. Isso é positivo para você, sua família, seus vizinhos e o planeta todo.

3. O sistema tem alta durabilidade

Para ter a energia solar em sua residência é preciso instalar o sistema responsável pela captação e transformação da luz do sol em energia. Ele inclui os painéis solares, o inversor, a estrutura de sustentação, entre outros. Esse sistema tem uma durabilidade elevada e chega a durar cerca de 25 anos.

A instalação de energia solar demanda um investimento considerável no início, porém ela continua sendo vantajosa justamente devido à longa vida útil do sistema. Ademais desse fator, como essa energia reduz os custos da conta de energia, estima-se que o retorno do investimento seja de apenas aproximadamente 5 anos.

4. É fácil de instalar e fazer a manutenção

A instalação do sistema de energia solar é simples, assim como a manutenção dele. O principal cuidado que você deve ter com o sistema é o de manter os painéis solares limpos, porque se muitas impurezas se acumularem sobre eles, a eficiência pode ser afetada.

Geralmente, a água da chuva faz o trabalho de limpar os painéis. Entretanto, é interessante higienizá-los com um pano úmido de tempos em tempos. Apesar de não ser complicada, lembre-se de que a instalação do sistema deve ser feita por um profissional especializado nesse serviço.

5. Valoriza o imóvel

Atualmente, um sistema de energia solar pode valorizar um imóvel em até 30%. Ele tem esse poder, principalmente, por 2 motivos. O primeiro é porque os jovens que estão adquirindo imóveis se importam com o tipo de energia que estão gerando em suas residências. Então, eles dão preferência para as casas e apartamentos que possuem uma energia sustentável e renovável.

Além disso, a conta de energia será sempre mais barata comparada com os outros modelos de produção de energia. Sendo assim, os compradores estão dispostos a pagar um pouco mais por uma residência que já tenha o sistema de energia solar instalado.

Depois de ver esses 5 motivos para investir em energia solar em sua residência, você viu como é importante e interessante obter esse sistema de produção de energia? Para saber mais detalhes sobre a energia solar e a instalação do sistema, entre em contato conosco!

Leave a Reply

Fale no WhatsApp ao vivo
Enviar mensagem